MINI Cooper S Countryman All4 2011

Teste: MINI Cooper S Countryman All4 2011
Divertido, vers�til e confort�vel. Um MINI ideal para a cidade

A incurs�o da MINI no segmento de crossovers era inevit�vel, t�o previs�vel quanto o colapso do imp�rio americano. Para provar isso, basta pegar tamb�m o exemplo de sucesso do Porsche Cayenne, mesmo que os mais puristas e amantes da marca digam que fabricar vans e carros seja quase heresia para a marca italiana.
Mesmo com a forte tradi��o da marca, a MINI sempre carregou a filosofia da inova��o. Por isso, � normal a montadora provocar a diversifica��o de sua gama de ve�culos. Inclusive, com a produ��o de um ve�culo maior, deixando assim de ser apenas uma marca de mini carros. O pr�prio Mini original sempre prezou pela versatilidade. Ao longo do tempo, o modelo sofreu muitas varia��es como a longa Traveller, o Moke e o Countryman.

O Moke foi apresentado em 1964, mas seu modelo foi revisitado pela marca em 2010, no Sal�o de Detroit com o design do conceito Beachcomber, ve�culo que foi a base para o desenvolvimento da moderna MINI Countryman. Carro que surge como uma boa investida da marca em versatilidade, esportividade e conforto. No Brasil, o ve�culo tem o pre�o inicial de R$ 145.750,00.


Ficha t�cnica

O MINI Cooper S Countryman All4 tem motor 1.6L twin-scroll turbo de 184 hp e 177 lb-ft de torque. Gra�as � fun��o overboost, ele pode entregar at� 192 lb-ft. Isso significa que o modelo tem um ganho 9hp em rela��o ao Cooper S. O carro surge com toda a tecnologia dispon�vel no BMW Group para atingir bons n�veis de desempenho e consumo, tais como: sistema Valvetronic, inje��o direta e bombas de gasolina e �gua controladas eletronicamente.

O modelo est� dispon�vel com c�mbio manual e autom�tico de seis marchas. A vers�o autom�tica ainda oferece controle de c�mbio na coluna de dire��o.

Al�m disso, o Mini Countryman marca a estr�ia do sistema de tra��o integral multidisco, chamado All4 (dispon�vel apenas na vers�o top), um sistema r�pido, capaz de transferir at� 50% do torque para as rodas traseiras. O Mini Countryman � substancialmente maior do que os outros modelos da marca, com 4,1 metros de comprimento e 1,78 de largura.


Conforto

A principal raz�o do lan�amento deste novo MINI Countryman � proporcionar mais espa�o e comodidade aos seus ocupantes, a exist�ncia das portas traseiras permite f�cil acesso aos assentos, que podem acomodar quatro adultos sem nenhum problema. Al�m disso, os bancos traseiros s�o individuais e separados por um suporte, onde voc� pode adicionar acess�rios, como bases para copos, cinzeiros ou celulares.

Por ser um ve�culo maior, ao conduzi-lo, o motorista n�o tem a sensa��o de estar sentado no ch�o como em outros modelos do fabricante. Mesmo a altura sendo semelhante a de um carro comum. Al�m disso, com a suspens�o menos r�gida, os choques e imperfei��es do asfalto s�o menos sentidos. O design da cabine � bastante semelhante ao padr�o MINI, onde a est�tica � mais importante que a funcionalidade.

Como esperado, o Mini Countryman oferece todas as comodidades necess�rias: equipamentos el�tricos, bancos em couro, comandos no volante, sistema de �udio premium e GPS. Usu�rios de Iphone podem se conectar ao sistema do carro usando o aplicativo feito especialmente para o aparelho da Apple. Mais uma vez, o teto solar panor�mico e inclina��o est�o presentes e continuam a ser elementos dispens�veis.


Dire��o


Muitos f�s fundamentalitas da marca s�o certamente contra o Mini Countryman. Afinal, o novo modelo foge da tradi��o com o aumento da carroceria e a adi��o do sistema All4, s� isso j� aumenta o peso do ve�culo consideravelmente. No entanto, a dire��o � precisa, a tra��o � forte e o desempenho din�mico � impec�vel, com a vantagem de ter uma suspens�o mais macia. O que faz o Countryman tem o equil�brio perfeito entre conforto e desempenho.

A troca foi justa. A MINI sacrificou a perfeita movimenta��o do Cooper, com o objetivo de obter o conforto e conveni�ncia do MINI Cooper S Countryman All4 2011.

Por fim, o sistema de acionamento All4 n�o � essencial, pode ser at� um ponto negativo. Pois n�o � t�o usado nas recupera��es e acelera��es. S� ser� necess�rio em estradas com zero de ader�ncia. O que deixa claro que o MINI Countryman � um 4x4 e est� totalmente apto para as cidades ou estradas.

Blog Archive