Em 2011, o mercado brasileiro de sed�s m�dios ser� especialmente movimentado, com diversas novidades programadas ou j� apresentadas pelas marcas
O segmento dos sed�s m�dios � uma esp�cie de divisor de �guas para o brasileiro. Quem chega l�, deixa para tr�s o mundinho apertado dos compactos e desfila seu status elevado e a nova condi��o de consumidor de � algum � luxo. Por esse motivo, as fabricantes investem na qualidade desses modelos. E, em 2011, o mercado de sed�s m�dios ser� especialmente movimentado, com diversas novidades programadas ou j� apresentadas pelas marcas. Isso acontece apesar de um panorama desfavor�vel, onde h� uma queda geral nas vendas do segmento desde 2008. Para se ter uma ideia, no ano passado, quando o mercado nacional bateu seu recorde de produ��o, foram vendidas 176.055 unidades no segmento de sed�s m�dios. Em 2009, foram 191.786 e, em 2008, 199.589 � melhor n�mero j� alcan�ado pelo nicho.
Mas a justificativa das marcas para lan�ar tais modelos � simples. "Este � um segmento de boa penetra��o e que faz a imagem da marca", explica Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive. E para conquistar o consumidor vale tudo. Desde garantia estendida at� pre�os "camaradas", abaixo dos R$ 60 mil. "O consumidor de alto poder aquisitivo tradicionalmente fica com as marcas conceituadas que est�o no mercado h� muito tempo e que trazem o conforto de um produto de qualidade e de alta tecnologia", afirma S�rgio Reze, presidente da Fenabrave, a Federa��o Nacional da Distribui��o de Ve�culos Automotores.O segmento dos sed�s m�dios � uma esp�cie de divisor de �guas para o brasileiro. Quem chega l�, deixa para tr�s o mundinho apertado dos compactos e desfila seu status elevado e a nova condi��o de consumidor de � algum � luxo. Por esse motivo, as fabricantes investem na qualidade desses modelos. E, em 2011, o mercado de sed�s m�dios ser� especialmente movimentado, com diversas novidades programadas ou j� apresentadas pelas marcas. Isso acontece apesar de um panorama desfavor�vel, onde h� uma queda geral nas vendas do segmento desde 2008. Para se ter uma ideia, no ano passado, quando o mercado nacional bateu seu recorde de produ��o, foram vendidas 176.055 unidades no segmento de sed�s m�dios. Em 2009, foram 191.786 e, em 2008, 199.589 � melhor n�mero j� alcan�ado pelo nicho.
S� que o lan�amento de ve�culos nesse segmento, em certos casos, vai al�m da quest�o de "agregar valor � marca". A Renault, por exemplo, mira no terceiro lugar de vendas, onde atualmente est� o Chevrolet Vectra, atr�s apenas do Honda Civic e do l�der Toyota Corolla. O escolhido para "destronar" o tr�s volumes da marca americana e fazer volume nas vendas da francesa � o novo Fluence, modelo rec�m-chegado ao mercado nacional que pretende emplacar 20 mil unidades ainda neste ano. "Nosso objetivo � realmente ocupar o lugar do Vectra. E, como � um mercado bem concorrido, vamos acabar �roubando� clientes de todos os concorrentes", explica Rodolfo Stoppa, gerente de marketing do produto da Renault do Brasil.
Renault Fluence
Inicialmente, a briga do Fluence deve ser com outro franc�s. O Peugeot 408 � uma aposta para o mesmo segmento e que utiliza o mesmo apelo de vendas: o custo/benef�cio. A fabricante, no entanto, mira no andar de cima. "N�s vamos entrar neste mercado para concorrer com os l�deres, independentemente dos outros concorrentes", aposta Marcus Brier, diretor de rela��es externas da Peugeot. O 408 parte de R$ 59.500 em sua vers�o b�sica. Coincid�ncia ou n�o, s�o R$ 400 a menos que o Renault Fluence. "A expectativa � vender 13 mil carros em um ano cheio e atingir 10% de participa��o no mercado", completa Brier.
No Brasil, quem n�o se atualiza fica para tr�s. Por isso mesmo, as duas fabricantes l�deres do segmento prometem novidades para os seus modelos. No caso da Toyota, nada excepcionalmente novo, como foi visto com o Corolla em 2008. Mas ter� uma suave reestiliza��o, inspirada na nova vers�o apresentada em sal�es internacionais. O fato � que, para o consumidor brasileiro, mesmo pequenas modifica��es j� soam como uma novidade. Portanto o sucesso do carro deve ser mantido. J� o Civic vir� bem renovado � frente e traseira passar�o por uma cirurgia para lhe dar um ar mais esportivo � de olho na lideran�a do segmento perdida no final de 2009.
Outra que vai se movimentar no segmento � a General Motors. A fabricante americana, que j� foi refer�ncia de segmento entre os sed�s no Brasil, hoje quer resgatar sua import�ncia com o Chevrolet Cruze. O tr�s volumes desembarca por aqui provavelmente em agosto. Por enquanto a GM faz mist�rio e n�o revela sua estrat�gia de mercado, mas ele provavelmente deve ocupar o lugar das vers�es top do Vectra. Quem tamb�m prometem novidades s�o a Volkswagen e a Hyundai. A marca alem� j� est� fazendo uma verdadeira queima de estoque do Bora j� em fun��o da chegada de uma vers�o mais barata do Jetta, provavelmente a R$ 65 mil. J� a fabricante coreana aposta no Elantra de olho nos l�deres de mercado.
Chevrolet Cruze
Instant�neas
# No Brasil, o novo Peugeot 408 aposenta de uma s� vez o 307 sed� e o 407.
# O Renault Fluence j� � vendido na Argentina desde o final de 2010. No pa�s vizinho, o sed� parte de 86.900 pesos argentinos, cerca de R$ 38 mil. Por aqui, o Fluence mais barato custa R$ 59.900.
# A Chevrolet j� prepara a produ��o do Cruze, em S�o Caetano do Sul, S�o Paulo.
# A Volkswgen d� descontos de at� R$ 6 mil para o Bora, gra�as � proximidade da chegada do Jetta.
# O Citro�n C4 Pallas � o maior neste segmento. O modelo mede 4,77 metros de comprimento e tem 2,71 de entre-eixos.
VW Jetta
Panorama inverso
Mesmo com a invas�o de novidades no segmento de sed�s m�dios em 2011, nem todos os representantes desta briga receber�o atualiza��es durante o ano. � o caso do C4 Pallas e do Ford Focus. O modelo franc�s � o atual quarto colocado em n�meros absolutos de vendas, com 1.578 unidades vendidas no primeiro bimestre de 2011, e aposta em seu porte e imagem elegante para conquistar o consumidor. J� o Focus investe em pre�o e pacote de equipamentos. A Ford brasileira ainda n�o tem previs�o, mas especula-se que at� 2014 desembarque no Brasil a terceira gera��o do modelo, apresentada no Sal�o de Detroit em janeiro. A Kia entra no segmento com o Cerato, que a partir de R$ 55 mil aposta no pre�o para conquistar o consumidor.
Estes modelos t�m a seu favor um mercado que reage bem quanto mais tecnologia embarcada carregam. Ou seja, atualiza��es mec�nicas e visuais j� n�o s�o fatores t�o determinantes para a compra. E, nesse ponto, at� os modelos que n�o s�o in�ditos e sequer ganharam novas vers�es podem competir de igual no segmento. "N�o � preciso modificar o design para incluir uma tecnologia de ponta. Isso qualquer um pode fazer independente de atualizar seu modelo", resume Paulo Roberto Garbossa.