Mercedes-Benz C180 CGI - Onde o luxo come�a

Teste: Mercedes-Benz C180 CGI - Onde o luxo come�a
Mercedes-Benz C 180 CGI � a porta de entrada da marca no Brasil

Para os puristas, um Mercedes-Benz sem tra��o traseira n�o merece ostentar o emblema das tr�s estrelas. Por isso mesmo, a Classe C � considerada a primeira gama "real" da marca e o 180 CGI o Mercedes "de verdade" mais barato � venda no Brasil. Com um pre�o que parte de R$ 114.900, a inten��o da fabricante � ganhar volume de vendas no acirrado segmento de acesso ao alto luxo sem banalizar a marca. E, de quebra, fazer um marketing "ecol�gico" com a motoriza��o CGI Blue Efficiency, que preza por �ndices reduzidos de consumo de combust�vel e de emiss�es de poluentes.

Respons�vel por um ter�o das vendas da Mercedes no Brasil, o Classe C com o motor 180 CGI � principal carro deste nicho, com 2.842 unidades vendidas em 2010 e 568 nos dois primeiros meses de 2011. Seus rivais imediatos s�o dois conhecidos conterr�neos. O BMW 320 i parte de R$ 112.500 e somou 320 unidades comercializadas no primeiro bimestre do ano. Em um patamar um tanto acima est� o Audi A4, que vende menos porque cobra mais. O sed� parte de R$ 134.900 e contabilizou 165 unidades no mesmo per�odo.
Com uma concorr�ncia feroz, nada mais natural para a Mercedes-Benz do que incrementar seu modelo a fim de se distanciar de BMW e Audi. Entre os argumentos mais fortes para se sair na frente nesta competi��o alem�, est�o o pre�o "atraente" � para o endinheirado segmento premium, claro � e tecnologia de ponta. O substituto do C 180 Kompressor abriu m�o do compressor para utilizar um sistema no qual ar e combust�vel se misturam diretamente na c�mara de combust�o. Este processo, considerado pela Mercedes in�dito no Brasil, resulta em uma queima mais eficiente, com alto desempenho e menos res�duos.
A evolu��o tecnol�gica, no entanto, n�o representa maior pot�ncia. O motor 1.8 de quatro cilindros � assistido por um c�mbio autom�tico de cinco velocidades � oferece 156 cv, ou seja, o mesmo que seu antecessor. No entanto o motorista pode ter a certeza de que est� agredindo menos o meio ambiente, j� que a Mercedes fala em 12% de economia. Ainda segundo a marca, a velocidade m�xima do C 180 CGI � de 220 km/h, enquanto o zero a 100 km/h pode ser cumprido em 9 segundos. Os n�meros ganham mais express�o quando se fala em consumo. De acordo com a Mercedes o Classe C equipado com o motor 180 CGI � capaz de fazer 18,5 km/l em estrada e 14,3 km/l em ciclo combinado. O modelo testado, por�m, n�o passou de 8,3 km/l em um trajeto 2/3 urbano.
Entre os sistemas do modelo o destaque vai para a chamada Agility Control, que � capaz de controlar o amortecimento do ve�culo, dependendo das condi��es do piso e do estilo de pilotagem. Al�m disso, o sed� traz itens �bvios para o segmento de luxo como ar-condicionado autom�tico dual zone, trio el�trico, assentos dianteiros com ajustes el�tricos, entre outros. A preocupa��o ecol�gica est� presente at� mesmo na dire��o hidr�ulica, que s� entra em a��o quando o volante � movimentado. Isso poupa trabalho da bomba de assist�ncia e assegura uma certa economia de combust�vel.
Como um Mercedes-Benz que se preze, o C 180 CGI oferece uma vasta lista de itens de seguran�a. O modelo sai de f�brica com controle eletr�nico de estabilidade e de tra��o, freios com ABS e EBD, Active Brake Light, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, Neck-Pro � encostos de cabe�a ativos que se movimentam em uma batida para minimizar traumas na coluna ou no pesco�o no chamado efeito chicote �, limitador de velocidade e controle de cruzeiro. Entre os "mimos" para o motorista est�o teto-solar com comando el�trico, revestimento dos bancos em couro sint�tico e r�dio/CD Player com Bluetooth. Em mat�ria de design, o s�brio Mercedes Classe C est� quase desatualizado. Isso porque a partir de junho desembarca no Brasil sua nova vers�o reestilizada, que come�a a ser vendida na Europa neste m�s de mar�o para substituir a atual, lan�ada em 2007.
Impress�es ao dirigir
Emo��o de entrada
O modelo inicial da gama da Mercedes traz os principais elementos que se esperam da marca. O Classe C equipado com o motor 180 CGI est� longe de ser um carro que instigue a dire��o ousada, mas � capaz de oferecer grande dose de divers�o ao motorista. Isso porque o motor 1.8 de 156 cv responde prontamente �s pisadas no acelerador e, com isso, o ganho de velocidade � vigoroso. M�ritos tamb�m para o c�mbio de cinco marchas bem escalonado e sem "delays", que s� causa uma certa estranheza inicial pela op��o de troca manual na transversal, no lugar do costumeiro longitudinal. As retomadas s�o exemplares e o motor responde em qualquer situa��o. A Mercedes-Benz fala em uma velocidade m�xima de 220 km/h, um n�mero bastante satisfat�rio.
Vale ainda ressaltar o excelente trabalho de estabilidade e isolamento ac�stico, j� que mal � poss�vel notar que o carro est� em alta velocidade. Al�m disso, com tra��o traseira e suspens�o independente nas quatro rodas, o acerto din�mico do carro � exemplar e a carroceria torce o m�nimo. As imperfei��es no asfalto quase n�o s�o sentidas. J� no consumo o carro � um pouco decepcionante. O motor 180 CGI promete n�meros "ecologicamente corretos", mas no "mundo real" o consumo de 8,3 km/l em trajeto 2/3 urbano se mostrou apenas satisfat�rio.
O habit�culo n�o oferece grande espa�o para os passageiros, mas � bem confort�vel e prima pela utiliza��o de materiais de qualidade e revestimentos alcochoados. Mesmo assim sente-se a falta de um requinte inerente aos Mercedes. A tela do sistema de entretenimento, por exemplo, aparenta certa fragilidade, n�o tem muitas fun��es � nem sequer GPS � e n�o � eletronicamente rebat�vel � uma falha para um carro de R$ 114.900 de uma das marcas mais conceituadas do mundo. Fora isso, o tr�s volumes alem�o oferece uma boa posi��o de dirigir. Os bancos s�o confort�veis e em couro cinza claro, o que transmite a sensa��o de estar em um carro superior. A visibilidade � boa na frente e a dire��o tem boa pegada, algo muito convidativo para um piloto com vontade de acelerar.

Blog Archive