Mitsubishi Eclipse Apavora com Super Upgrade Sonoro

http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Exterior.jpg
 Um simples projeto ac�stico desenvolvido em um Mitsubishi Eclipse transforma o esportivo japon�s em um excelente exemplo de sonoriza��o top of quality sem muitos investimentos.Eclipse Tuning - Super Upgrade Sonoro

Um belo carro esportivo � o sonho de consumo de muitos apaixonados por autom�veis. Mas o desejo � para poucos, e aqueles que podem compr�-los geralmente gostam de deixar com a sua cara, incrementando ao m�ximo. Outros, por�m, preferem ser mais discretos

apostando apenas num som de �tima qualidade. � essa a opini�o do empres�rio Antonio Borba, 30 anos, um apaixonado pelo Mitsubishi Eclipse, desde quando as primeiras unidades foram importadas para o Brasil. De l� para c�, Borba j� teve quatro exemplares (1995, 1998, 2000 e agora o 2007), todos customizados e com som de primeira, como ele mesmo diz. Atualmente � propriet�rio de um Mitsubishi Eclipse GST 2007 que tamb�m ganhou um banho de loja.
�O carro � bom, mas � claro que alguns acess�rios extras ajudam, a come�ar pela suspens�o original, que � ridiculamente alta para um carro esportivo, e as rodas, que, no aro 17� original, deixam a desejar. Resumindo, um banho de loja deixou este carro do jeito que ele merece�, explica Borba.
 

QUALIDADE ACIMA DE TUDO


Tudo come�ou na parte interna. Adepto de sistemas de som de qualidade, o empres�rio resolveu investir de forma qualificada no seu projeto, mantendo alguns equipamentos originais � caso do player original Rockford Fosgate, desenvolvido especialmente para o modelo japon�s, com capacidade de reprodu��o de CDs e MP3, al�m de contar com uma disqueteira interna para seis CDs.

O equipamento tem a fun��o de enviar os sinais de �udio para nada menos que dois pares de kits duas vias de 6� Falcon HQ280K, al�m de um canal central e outros dois pares de falantes 6x9�, que trabalham em conjunto com um subwoofer de bobina dupla Falcon HQ1100D de 10�, instalado no porta-malas, que oferece 300 Watts RMS de pot�ncia.
Segundo Borba, o sistema de som original do carro era bom, mas ele ainda queria mais pot�ncia, em busca de uma �ac�stica perfeita�, algo que considera primordial em carros desse segmento. �Tinha em meu Eclipse anterior um sistema montado com equipamentos da Falcon e estava satisfeito com o �udio e os graves fortes. J� o sistema de som que veio no Eclipse novo n�o me agradou completamente; tive de adapt�-lo aos equipamentos que eu tinha�, explica.
Para que o resultado do projeto fosse alcan�ado com perfei��o, a equipe da JJB �udio Car, em Curitiba (PR), optou por substituir o amplificador original, que gera 200 WRMS, por um Falcon FX1100 Mosfet de quatro canais, com 1100 WRMS.
O resultado foi ainda mais fiel aos anseios do dono, gra�as ao acabamento da caixa do subwoofer, confeccionada em fibra de vidro e madeira MDF, uma chapa de fibra de madeira de m�dia densidade, produzida com fibras de madeira de pinus de reflorestamento, que oferece grande resist�ncia, homogeneidade e estabilidade dimensional, como foi o objetivo da JJB �udio Car. Tudo foi confeccionado de modo que se encaixasse como um quebra-cabe�a no compartimento que antes era reservado ao porta-malas.
De acordo com Daniel Bowoniuk, respons�vel por envenenar o som do Eclipse de Borba, a est�tica tamb�m conta na hora de acertar os detalhes visuais. Pensando nisso, Daniel instalou um mega-capacitor digital da Falcon de 1 Farad para que n�o houvesse problemas com a ilumina��o da caixa do subwoofer, gerando assim um impulso a mais para a exig�ncia de seu propriet�rio. Al�m disso, foram adicionados ao conjunto quatro ponteiras de tit�nio e um disjuntor Falcon 80 AH, usados para a prote��o do sistema el�trico do capacitor.
Com o projeto ac�stico quase pronto, a equipe tratou de acertar os cortes de freq��ncia para trabalhar com as faixas mais baixas poss�veis, adequando assim o balan�o dos sinais de �udio. Para essa tarefa, Daniel utilizou um eq�alizador Clarion EQS 746 anal�gico de seis canais.
                                       

EXCLUSIVIDADE

Por fora, o carro dispensa apresenta��es. Com um design �nico e notoriamente bem executado pela montadora japonesa, o Mitsubishi Eclipse GST � um primor de engenharia. At� por esse motivo, Borba optou apenas por um upgrade visual simples. Dessa forma, rodas HD Starlet de aro 20�, cal�adas com pneus Toyo Proxes 4 245/35 R20 e um sistema de escapamento norte-americano GReddy catch back tornaram o carro,diferenciado em rela��o aos originais. Para complementar o jogo de equipamentos de performance, Borba trouxe dos Estados Unidos um sistema de inje��o a frio da Injen. O resultado � um salto de 267 cv para 290 cv com os novos equipamentos.
Ainda na parte externa, o Eclipse conta com sistema de suspens�o preparado com molas esportivas Eibach Springs, tornando o carro um verdadeiro esportivo.
Por�m quem pensa que essa brincadeira saiu barata se engana. Segundo Daniel, s� para fazer o servi�o de som a soma chega aos R$ 6.500, contando todas as substitui��es de cabo, subwoofer e pe�as que precisaram ser adicionadas para prote��o e durabilidade do conjunto completo do sistema el�trico. Se contabilizar o restante dos equipamentos, d� para ver que a brincadeira tornou-se algo de gente grande. 

O ACLAMADO NIP�NICO

O Eclipse foi criado em 1989 e, apesar da origem da marca nip�nica, nasceu com alma norte-americana, j� que foi fruto de uma parceria entre a Chrysler e a Mitsubishi, que originou a DSM (Diamond Star Motors). Dessa alian�a surgiram o Plymouth Laser e o Eagle Talon, respectivamente. Os carros, na pr�tica, eram similares entre si e diferenciavam-se apenas pelo acabamento e, naturalmente, pelo logotipo das empresas. 
Por�m, esses dois modelos n�o tiveram muito sucesso; o Eclipse foi o �nico carro esporte que realmente agradou aos norte-americanos, gra�as ao seu temperamento esportivo aliado ao pre�o relativamente baixo frente � concorr�ncia. 
Aqui no Brasil, a sua hist�ria ainda � recente. As importa��es come�aram no final de 1990, por meio de importadores independentes. Inicialmente o nip�nico foi oferecido nas vers�es GS (aspirada) e GS-T (turbo). Logo, em 1991, os brasileiros puderam conhecer melhor todo o poder e a fama do Eclipse quando come�avam a chegar as primeiras unidades importadas oficialmente pela concession�ria Mitsubishi Brabus.
Atualmente, ele � importado pela Mitsubishi Motors Corporation (MMC).
 http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Exterior%20%281%29.jpg
 http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Som_Interior%20%287%29.jpg
 http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Som_Interior%20%288%29.jpghttp://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Exterior.jpghttp://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Som_Interior%20%2811%29.jpghttp://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Som_Interior%20%2810%29.jpghttp://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Exterior%20%288%29.jpghttp://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Exterior%20%286%29.jpghttp://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Exterior%20%285%29.jpghttp://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Exterior%20%284%29.jpghttp://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Exterior%20%283%29.jpghttp://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Exterior%20%282%29.jpghttp://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Exterior%20%2815%29.jpghttp://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Exterior%20%2813%29.jpghttp://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Exterior%20%2810%29.jpghttp://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/images/stories/Eclipse-Tuning/Mitsubishi_Eclipse_Tuning_Exterior%20%281%29.jpg

FONTE: Street Customs

Blog Archive