Audi investe na imagem tecnol�gica do A6 para ganhar vendar nos segmentos premium superiores
Munique/Alemanha � As vendas da Audi crescem ano a ano mundo afora. A ponto de j� querer brigar com BMW e Mercedes pela lideran�a mundial entre as marcas premium � situa��o impens�vel 10 anos atr�s. Mas h� um detalhe: a Audi cresceu muito ao inventar novos segmentos premium, em geral, de carros menores e mais atraentes para jovens.
Est�o nesse caso o A4, o A3, o recente A1 e o futuro A3 sed�, mostrado no Sal�o de Genebra. Com o p�blico de mais idade, pesa a tradi��o de BMW e, principalmente, Mercedes-Benz. E � esse sectarismo tradicionalista que a marca premium do Grupo Volkswagen pretende atacar com o novo A6 � modelo que come�ou a ser vendido este ano na Europa e desembarca no Brasil no segundo semestre. Um bom desempenho no segmento de m�dios-grandes representaria a aceita��o da Audi como marca de luxo entre consumidores de faixas et�rias mais avan�adas.Munique/Alemanha � As vendas da Audi crescem ano a ano mundo afora. A ponto de j� querer brigar com BMW e Mercedes pela lideran�a mundial entre as marcas premium � situa��o impens�vel 10 anos atr�s. Mas h� um detalhe: a Audi cresceu muito ao inventar novos segmentos premium, em geral, de carros menores e mais atraentes para jovens.
Mas, paradoxalmente, a Audi decidiu combater a tradi��o com armas tecnol�gicas. Por exemplo: a vers�o do A6 que vem para o Brasil tem um motor turbo 3.0 V6 com inje��o direta e dois intercoolers, um c�mbio mec�nico de sete marchas com dupla embreagem e modo sequencial, bra�os da suspens�o e v�rios componentes da estrutura em alum�nio � que baixaram o peso do modelo em at� 80 kg em rela��o ao antecessor �, tra��o integral permanente Quattro, sistema drive select, que altera os par�metros de condu��o, como peso da dire��o e mapeamento da inje��o e igni��o. Isso citando apenas os recursos que afetam o comportamento din�mico do carro. Ali�s, o propulsor gera redondos 300 cv entre 5.250 e 6.500 rpm, 44,9 kgfm de torque entre 2.900 e 4.500 giros.
H� muitos outros confortos a bordo do sed� de luxo. Como o park assist, que estaciona o carro em vagas paralelas � rua sem interfer�ncia do motorista. Outros recursos interessantes do sed� m�dio-grande s�o o controle de cruzeiro adaptativo, que trabalha em conjunto com o sistema pre-safe. O primeiro � um cruise control capaz de manter uma dist�ncia predeterminada do ve�culo � frente. Quando a pista est� livre, ele reassume a velocidade inicialmente escolhida. O sistema pre-safe tamb�m utiliza o sensor de obst�culos � dist�ncia e � capaz de acionar o freio e at� parar o ve�culo. A conjuga��o dos dois sistemas permite que o carro acompanhe o fluxo do tr�nsito, pare e arranque, acompanhando carro � frente.
Mesmo acreditando no poder de sedu��o da tecnologia, a Audi n�o descuidou das caracter�sticas que costumam seduzir os tradicionalistas. Principalmente a sofistica��o e o cuidado no acabamento. O habit�culo � recoberto com materiais muito bem escolhidos, numa composi��o bastante feliz. Inclusive de cores, com cromados, alum�nio, detalhes em raiz de madeira marrom escuro e acabamento em couro � cinza ou preto.
Mas no A6 � dif�cil escapar da tecnologia. Acima do painel h� uma tela escamote�vel de sete polegadas que exibe os mapas de navega��o, monitora o som e as configura��es do ve�culo, entre outras fun��es. Os comandos s�o dados por um enorme bot�o redondo no console central, que funciona como um joy-stick, e por quatro bot�es � cada um representa uma das op��es, que ficam nos cantos da tela. Ainda no console, ao lado da alavanca de marchas, h� um touchpad onde se pode escrever, com a ponta do dedo, o endere�o para o sistema de GPS ou o nome para uma busca na agenda telef�nica.
Como muito itens s�o opcionais, o pre�o de um A6 completo vai passar facilmente dos R$ 300 mil. Na Europa, a vers�o TFSI 30 V6 a gasolina custa, com o pacote mais caro de acabamento e equipamentos, algo em torno de 70 mil euros na Alemanha e Fran�a � aproximadamente R$ 160 mil. Com isso, a fun��o do A6 no Brasil fica um pouco diferente que tem l� fora. Enquanto na Europa o A6 tem de enfrentar o BMW S�rie 5 e o Mercedes-Benz Classe E e roubar uma fatia do mercado, por aqui � um carro de imagem. Tanto que a Audi avalia que as vendas devem ficar na casa de meia d�zia por m�s. Ou seja: uma exclusividade for�ada pelo pre�o, mas provavelmente muito bem-vinda para os futuros propriet�rios.

Instant�neas
# A atual � a s�tima gera��o do sed� m�dio-grande da Audi, sendo a quarta a utilizar a nomenclatura A6.
# At� 1995, o A6 era chamado de A100. Quando mudou de nome, j� estava na quarta gera��o e foi o modelo que deu origem �s primeiras gera��es do Volkswagen Passat.
# Al�m do motor 3.0 V6 TFSI, previsto para ser trazido para o Brasil, o A6 � produzido com outro motor a gasolina, 2.8 FSI de 204 cv, e mais dois a diesel, 2.0 de 177 cv e 3.0 V6 de 204 ou 245 cv.
# Na Europa, opcionalmente, o A6 pode receber um sistema de assist�ncia de vis�o noturna e outro que alerta para mudan�as n�o-intencionais de faixa, o active lane assist.
# At� 1974, a Audi pertencia � Mercedes-Benz, quando foi vendida para a Volkswagen, que comprou a marca por causa da f�brica, em Ingolstadt, onde passou a produzir exclusivamente Fuscas.

Ficha t�cnica
Audi A6 3.0 V6 TFSI
Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 2.995 cm�, com seis cilindros em "V", quatro v�lvulas por cilindro e duplo comando de v�lvulas continuamente vari�vel em cada cabe�ote. Sobrealimentado por turbocompressor com duplo intercooler. Acelerador eletr�nico e inje��o direta de combust�vel.
Transmiss�o: C�mbio mec�nico como trocas automatizadas e dupla embreagem com sete velocidades � frente e uma a r�. Tra��o integral. Controle eletr�nico de tra��o e diferencial com escorregamento limitado.
Pot�ncia: 300 cv entre 5.250 e 6.500 rpm.
Torque: 44,86 kgfm entre 2.900 e 4.500 rpm.
Di�metro e curso: 84,5 mm x 89,0 mm.
Taxa de compress�o: 10,3:1.
Suspens�o: Dianteira independente, do tipo double wishbone com cinco bra�os, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira independente, com bra�os trapezoidais com wishbone, amortecedores hidr�ulicos e barra estabilizadora. Controle eletr�nico de estabilidade.
Pneus: 225/55 R17.
Freios: Dianteiros e traseiros a discos ventilados. ABS, EBD, assistente de frenagem de emerg�ncia e controle de frenagem em curvas.
Carroceria: Sed� em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Medidas: 4,91 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,45 m de altura e 2,91 m de dist�ncia entre-eixos. Airbags frontais, laterais e do tipo cortina.
Peso: 1.740 kg com 610 kg de carga �til.
Porta-malas: 530 litros.
Tanque: 75 litros.
Produ��o: Ingolstadt, Alemanha.
Lan�amento na Europa: janeiro de 2011.
Lan�amento no Brasil: segundo semestre de 2011.

Ponto a ponto
Desempenho � Apesar do porte de sed� de luxo, o A6 arranca com vigor e ganha velocidade com muita facilidade. O motor 3.0 V6 TFSI, com duplo intercooler, rende 300 cv e despeja a totalidade de seus 44,9 kgfm de torque entre 2.900 e 4.500 giros. Na pr�tica, isso se traduz em um motor nervoso, que praticamente suplica por acelera��es fortes. Mas como as rea��es do carro beiram a viol�ncia, pisar fundo s� � mesmo poss�vel em ambiente rodovi�rio, com o caminho livre � como ocorre nas "autobahnen" alem�s. Nessas situa��es, o c�mbio de sete marchas com dupla embreagem d� uma enorme agilidade ao sed� m�dio-grande. O A6, segundo a Audi, estabelece o zero a 100 km/h em 5,5 segundos. A m�xima � limitada eletronicamente em 250 km/h � embora no teste o veloc�metro marcasse 260 km/h quando ocorreu o corte na inje��o. Em tr�nsito urbano normal, quando dificilmente o motor passa de 2.500 giros, o turbo nem chega a ser acionado. O comportamento do A6 fica apropriadamente d�cil e suave. Nota 10.
Estabilidade � O sed� da Audi tem um enorme entre-eixos, de 2,91 metros, e por isso mesmo est� longe de ter um comportamento de kart. O carro se vale desse entre-eixos para apresentar uma neutralidade absoluta nas retas e nas curvas de raio longo, embora, naturalmente, fique um pouco menos � vontade em curvas de raio curto. Mesmo assim, n�o apresenta nenhuma tend�ncia � rolagem. Isso porque, al�m da enorme parafern�lia eletr�nica embarcada, que inclui o sistema de tra��o integral Quattro, a constru��o do modelo conta com muitos materiais leves na suspens�o e de alta rigidez torcional em outras partes baixas do modelo. Nota 9.
Interatividade � A variedade de regulagens e comandos e a ergonomia dentro de um modelo premium como o A6 beiram a perfei��o. A maior dificuldade � encontrar lugar no painel, console e porta para tantos controles. O A6 aspira o posto de sed� m�dio-grande premium mais moderno e completo da atualidade. N�o tem como escapar, portanto, de sistemas interativos para som � um Bang & Olufsen �, climatiza��o, manobras e at� comportamento din�mico. Atrav�s do sistema multim�dia � chamado de MMI � � poss�vel fazer v�rias configura��es. Ali tamb�m pode-se ainda definir os par�metros do drive select. Ou ent�o iniciar o park assist. Chama aten��o o cruise control adaptativo. Ele trabalha com o sistema pre-sense, que freia o carro na imin�ncia de uma colis�o. O problema, na verdade, passa a ser ganhar familiaridade com esta profus�o de recursos. Nota 10.
Consumo � A Audi prev� um consumo combinado de 12,2 km/l � 9,2 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. O A6 at� poderia chegar bem pr�ximo desses valores, se n�o instigasse tanto o uso do pedal do acelerador. No test-drive, feito quase totalmente em estradas, o computador de bordo acusou um m�dia de 8,2 km/l. Bem razo�vel diante das exig�ncias feitas ao modelo. Nota 7.
Conforto � No A6, a suspens�o � de amplo espectro. Responde de forma suave aos pisos lisos, absorve bem as irregularidades quando preciso e n�o permite o rolling. No habit�culo, quatro passageiros contam com apoios de bra�o e assentos muito confort�veis que mais parecem poltronas � os da frente podem receber, opcionalmente, massageadores e sistema de ventila��o. O quinto passageiro sofre com a falta de ergonomia do assento mais curto e do encosto esconde um apoio de bra�os. Sem falar no t�nel do card�. Nota 9.
Tecnologia � A aposta da Audi � tornar o A6 uma refer�ncia nesse ponto. Da� o volume impactante de eletr�nica embarcada. Chassis, suspens�o, motor, assist�ncias � dire��o e sistemas de entretenimento s�o de �ltima gera��o. Nota 10.
Habitabilidade � Estranhamente, o bom entre-eixos de 2,91 metros n�o se reverte em uma �rea livre t�o generosa no habit�culo. N�o que falte espa�o para ombros, cabe�a ou pernas de quatro passageiros, mas h� tantos consoles e apoios de bra�o que os ocupantes praticamente t�m de vestir o carro. Por outro lado, h� poucos porta-trecos. O porta-malas � bastante espa�oso: acomoda 530 litros de bagagem. Nota 8.
Acabamento � Numa mistura de materiais, h� sempre o risco de cair no exagero. Mas no interior do A6 tudo foi muito bem dosado. Couro, cromado, tecido, pl�sticos de v�rias texturas, r�dica e alum�nio comp�em um ambiente elegante e sofisticado. Embora n�o tenha o requinte de modelos de alto luxo, os materiais s�o de boa qualidade. E a montagem � bastante atenta e cuidadosa. Nota 9.
Design � O desenho � um ponto decisivo para o sucesso � ou fracasso � comercial de um modelo. Por isso, dificilmente uma marca arrisca em segmentos de volume importante, como o de sed�s de luxo. As linhas do A6 s�o estudadamente sinuosas, com um agressividade dosada e uma modernidade protocolar. O resultado � bem harm�nico, mas falta ousadia. Nota 8.
Custo/Benef�cio � Mesmo com toda tecnologia, conforto e requinte, � dif�cil justificar um pre�o em torno de R$ 300 mil. Ainda mais porque � o dobro do que esta vers�o custa na Europa � cerca de 70 mil euros, ou R$ 160 mil. Nota 6.
Total � O A6 totalizou 86 pontos em 100 poss�veis.

Primeiras Impress�es
Lobo em pele de lobo
O Audi A6 n�o engana ningu�m. Basta um olhar para perceber que de sed� s�brio e comportado ele n�o tem nada. Come�a pelos far�is de desenho agressivo, que afilam em dire��o � grade e d�o ao carro uma certa "cara de mau". Passa pelas rodas de 17 polegadas, que apesar de grandes, mal acomodam os discos de freio. E chega ao perfil longil�neo, acentuado pela pequena dist�ncia livre para o solo do modelo. Quando o motor entra em funcionamento, no entanto, � preciso prestar aten��o: se os vidros estiverem fechados, dificilmente se ouvir� algum ronco. Este sil�ncio de catedral � a primeira evid�ncia de que o A6 � tamb�m um carro que quer seduzir um p�blico mais tradicionalista.
De fato, pode-se andar com o A6 como se anda com um carro qualquer, sem tomar conhecimento dos aparatos eletr�nicos. Seria um ve�culo potente, silencioso, confort�vel, est�vel e s�brio. Com um bom espa�o interno, acabamento esmerado, sistema de som de primeira linha e bancos confort�veis e ergon�micos � os dianteiros podem at� embutir massageadores no encosto. Mas fica mais interessante usufruir dos recursos que os engenheiros da Audi tanto suaram para instalar no sed�.
A come�ar pela efic�cia do motor 3.0 V6 turbo. Apesar de ser um propulsor de litragem mediana, tem baixa in�rcia interna e ganha giro com enorme facilidade. O zero a 100 km/h registrado pela Audi � de m�dicos 5,5 segundos. A agilidade do carro � mais instigada ainda pelo c�mbio sequencial de dupla embreagem e sete marchas e pelo piso perfeito da "autobahn" que liga Munique � cidade-sede da empresa, Ingolstadt. Somente acima de 200 km/h, o �mpeto de acelera��o come�a a amansar. Mesmo assim, o ponteiro evolui de forma cont�nua at� apontar 260 km/h � ou 250 km/h reais, j� que � o momento em que a inje��o come�a a cortar. Mesmo nesse ponto, n�o h� flutua��o ou necessidade de corre��es de trajet�ria.
Nas curvas, os 4,91 metros de comprimento do A6 parecem encolher. O longo entre-eixos, de 2,91 m, faz com que o A6 se mostre mais � vontade em curvas de alta, de raio longo. Mas a qualidade construtiva permite que enfrente mesmo as curvas mais fechadas sem maiores sofrimentos. No tr�nsito pesado da rodovia, foi poss�vel testar a conjuga��o do cruise control adaptativo com o pre-safe, que � capaz de frear o carro quando detecta um obst�culo � frente. O A6 acelerava, freava, parava e depois arrancava, seguindo fielmente o ritmo do carro � frente. O maior trabalho de quem dirige, nesse caso, � manter a concentra��o para n�o dormir.

Mas no A6 � dif�cil escapar da tecnologia. Acima do painel h� uma tela escamote�vel de sete polegadas que exibe os mapas de navega��o, monitora o som e as configura��es do ve�culo, entre outras fun��es. Os comandos s�o dados por um enorme bot�o redondo no console central, que funciona como um joy-stick, e por quatro bot�es � cada um representa uma das op��es, que ficam nos cantos da tela. Ainda no console, ao lado da alavanca de marchas, h� um touchpad onde se pode escrever, com a ponta do dedo, o endere�o para o sistema de GPS ou o nome para uma busca na agenda telef�nica.
Como muito itens s�o opcionais, o pre�o de um A6 completo vai passar facilmente dos R$ 300 mil. Na Europa, a vers�o TFSI 30 V6 a gasolina custa, com o pacote mais caro de acabamento e equipamentos, algo em torno de 70 mil euros na Alemanha e Fran�a � aproximadamente R$ 160 mil. Com isso, a fun��o do A6 no Brasil fica um pouco diferente que tem l� fora. Enquanto na Europa o A6 tem de enfrentar o BMW S�rie 5 e o Mercedes-Benz Classe E e roubar uma fatia do mercado, por aqui � um carro de imagem. Tanto que a Audi avalia que as vendas devem ficar na casa de meia d�zia por m�s. Ou seja: uma exclusividade for�ada pelo pre�o, mas provavelmente muito bem-vinda para os futuros propriet�rios.
Instant�neas
# A atual � a s�tima gera��o do sed� m�dio-grande da Audi, sendo a quarta a utilizar a nomenclatura A6.
# At� 1995, o A6 era chamado de A100. Quando mudou de nome, j� estava na quarta gera��o e foi o modelo que deu origem �s primeiras gera��es do Volkswagen Passat.
# Al�m do motor 3.0 V6 TFSI, previsto para ser trazido para o Brasil, o A6 � produzido com outro motor a gasolina, 2.8 FSI de 204 cv, e mais dois a diesel, 2.0 de 177 cv e 3.0 V6 de 204 ou 245 cv.
# Na Europa, opcionalmente, o A6 pode receber um sistema de assist�ncia de vis�o noturna e outro que alerta para mudan�as n�o-intencionais de faixa, o active lane assist.
# At� 1974, a Audi pertencia � Mercedes-Benz, quando foi vendida para a Volkswagen, que comprou a marca por causa da f�brica, em Ingolstadt, onde passou a produzir exclusivamente Fuscas.
Ficha t�cnica
Audi A6 3.0 V6 TFSI
Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 2.995 cm�, com seis cilindros em "V", quatro v�lvulas por cilindro e duplo comando de v�lvulas continuamente vari�vel em cada cabe�ote. Sobrealimentado por turbocompressor com duplo intercooler. Acelerador eletr�nico e inje��o direta de combust�vel.
Transmiss�o: C�mbio mec�nico como trocas automatizadas e dupla embreagem com sete velocidades � frente e uma a r�. Tra��o integral. Controle eletr�nico de tra��o e diferencial com escorregamento limitado.
Pot�ncia: 300 cv entre 5.250 e 6.500 rpm.
Torque: 44,86 kgfm entre 2.900 e 4.500 rpm.
Di�metro e curso: 84,5 mm x 89,0 mm.
Taxa de compress�o: 10,3:1.
Suspens�o: Dianteira independente, do tipo double wishbone com cinco bra�os, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira independente, com bra�os trapezoidais com wishbone, amortecedores hidr�ulicos e barra estabilizadora. Controle eletr�nico de estabilidade.
Pneus: 225/55 R17.
Freios: Dianteiros e traseiros a discos ventilados. ABS, EBD, assistente de frenagem de emerg�ncia e controle de frenagem em curvas.
Carroceria: Sed� em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Medidas: 4,91 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,45 m de altura e 2,91 m de dist�ncia entre-eixos. Airbags frontais, laterais e do tipo cortina.
Peso: 1.740 kg com 610 kg de carga �til.
Porta-malas: 530 litros.
Tanque: 75 litros.
Produ��o: Ingolstadt, Alemanha.
Lan�amento na Europa: janeiro de 2011.
Lan�amento no Brasil: segundo semestre de 2011.
Ponto a ponto
Desempenho � Apesar do porte de sed� de luxo, o A6 arranca com vigor e ganha velocidade com muita facilidade. O motor 3.0 V6 TFSI, com duplo intercooler, rende 300 cv e despeja a totalidade de seus 44,9 kgfm de torque entre 2.900 e 4.500 giros. Na pr�tica, isso se traduz em um motor nervoso, que praticamente suplica por acelera��es fortes. Mas como as rea��es do carro beiram a viol�ncia, pisar fundo s� � mesmo poss�vel em ambiente rodovi�rio, com o caminho livre � como ocorre nas "autobahnen" alem�s. Nessas situa��es, o c�mbio de sete marchas com dupla embreagem d� uma enorme agilidade ao sed� m�dio-grande. O A6, segundo a Audi, estabelece o zero a 100 km/h em 5,5 segundos. A m�xima � limitada eletronicamente em 250 km/h � embora no teste o veloc�metro marcasse 260 km/h quando ocorreu o corte na inje��o. Em tr�nsito urbano normal, quando dificilmente o motor passa de 2.500 giros, o turbo nem chega a ser acionado. O comportamento do A6 fica apropriadamente d�cil e suave. Nota 10.
Estabilidade � O sed� da Audi tem um enorme entre-eixos, de 2,91 metros, e por isso mesmo est� longe de ter um comportamento de kart. O carro se vale desse entre-eixos para apresentar uma neutralidade absoluta nas retas e nas curvas de raio longo, embora, naturalmente, fique um pouco menos � vontade em curvas de raio curto. Mesmo assim, n�o apresenta nenhuma tend�ncia � rolagem. Isso porque, al�m da enorme parafern�lia eletr�nica embarcada, que inclui o sistema de tra��o integral Quattro, a constru��o do modelo conta com muitos materiais leves na suspens�o e de alta rigidez torcional em outras partes baixas do modelo. Nota 9.
Interatividade � A variedade de regulagens e comandos e a ergonomia dentro de um modelo premium como o A6 beiram a perfei��o. A maior dificuldade � encontrar lugar no painel, console e porta para tantos controles. O A6 aspira o posto de sed� m�dio-grande premium mais moderno e completo da atualidade. N�o tem como escapar, portanto, de sistemas interativos para som � um Bang & Olufsen �, climatiza��o, manobras e at� comportamento din�mico. Atrav�s do sistema multim�dia � chamado de MMI � � poss�vel fazer v�rias configura��es. Ali tamb�m pode-se ainda definir os par�metros do drive select. Ou ent�o iniciar o park assist. Chama aten��o o cruise control adaptativo. Ele trabalha com o sistema pre-sense, que freia o carro na imin�ncia de uma colis�o. O problema, na verdade, passa a ser ganhar familiaridade com esta profus�o de recursos. Nota 10.
Consumo � A Audi prev� um consumo combinado de 12,2 km/l � 9,2 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. O A6 at� poderia chegar bem pr�ximo desses valores, se n�o instigasse tanto o uso do pedal do acelerador. No test-drive, feito quase totalmente em estradas, o computador de bordo acusou um m�dia de 8,2 km/l. Bem razo�vel diante das exig�ncias feitas ao modelo. Nota 7.
Conforto � No A6, a suspens�o � de amplo espectro. Responde de forma suave aos pisos lisos, absorve bem as irregularidades quando preciso e n�o permite o rolling. No habit�culo, quatro passageiros contam com apoios de bra�o e assentos muito confort�veis que mais parecem poltronas � os da frente podem receber, opcionalmente, massageadores e sistema de ventila��o. O quinto passageiro sofre com a falta de ergonomia do assento mais curto e do encosto esconde um apoio de bra�os. Sem falar no t�nel do card�. Nota 9.
Tecnologia � A aposta da Audi � tornar o A6 uma refer�ncia nesse ponto. Da� o volume impactante de eletr�nica embarcada. Chassis, suspens�o, motor, assist�ncias � dire��o e sistemas de entretenimento s�o de �ltima gera��o. Nota 10.
Habitabilidade � Estranhamente, o bom entre-eixos de 2,91 metros n�o se reverte em uma �rea livre t�o generosa no habit�culo. N�o que falte espa�o para ombros, cabe�a ou pernas de quatro passageiros, mas h� tantos consoles e apoios de bra�o que os ocupantes praticamente t�m de vestir o carro. Por outro lado, h� poucos porta-trecos. O porta-malas � bastante espa�oso: acomoda 530 litros de bagagem. Nota 8.
Acabamento � Numa mistura de materiais, h� sempre o risco de cair no exagero. Mas no interior do A6 tudo foi muito bem dosado. Couro, cromado, tecido, pl�sticos de v�rias texturas, r�dica e alum�nio comp�em um ambiente elegante e sofisticado. Embora n�o tenha o requinte de modelos de alto luxo, os materiais s�o de boa qualidade. E a montagem � bastante atenta e cuidadosa. Nota 9.
Design � O desenho � um ponto decisivo para o sucesso � ou fracasso � comercial de um modelo. Por isso, dificilmente uma marca arrisca em segmentos de volume importante, como o de sed�s de luxo. As linhas do A6 s�o estudadamente sinuosas, com um agressividade dosada e uma modernidade protocolar. O resultado � bem harm�nico, mas falta ousadia. Nota 8.
Custo/Benef�cio � Mesmo com toda tecnologia, conforto e requinte, � dif�cil justificar um pre�o em torno de R$ 300 mil. Ainda mais porque � o dobro do que esta vers�o custa na Europa � cerca de 70 mil euros, ou R$ 160 mil. Nota 6.
Total � O A6 totalizou 86 pontos em 100 poss�veis.
Primeiras Impress�es
Lobo em pele de lobo
O Audi A6 n�o engana ningu�m. Basta um olhar para perceber que de sed� s�brio e comportado ele n�o tem nada. Come�a pelos far�is de desenho agressivo, que afilam em dire��o � grade e d�o ao carro uma certa "cara de mau". Passa pelas rodas de 17 polegadas, que apesar de grandes, mal acomodam os discos de freio. E chega ao perfil longil�neo, acentuado pela pequena dist�ncia livre para o solo do modelo. Quando o motor entra em funcionamento, no entanto, � preciso prestar aten��o: se os vidros estiverem fechados, dificilmente se ouvir� algum ronco. Este sil�ncio de catedral � a primeira evid�ncia de que o A6 � tamb�m um carro que quer seduzir um p�blico mais tradicionalista.
De fato, pode-se andar com o A6 como se anda com um carro qualquer, sem tomar conhecimento dos aparatos eletr�nicos. Seria um ve�culo potente, silencioso, confort�vel, est�vel e s�brio. Com um bom espa�o interno, acabamento esmerado, sistema de som de primeira linha e bancos confort�veis e ergon�micos � os dianteiros podem at� embutir massageadores no encosto. Mas fica mais interessante usufruir dos recursos que os engenheiros da Audi tanto suaram para instalar no sed�.
A come�ar pela efic�cia do motor 3.0 V6 turbo. Apesar de ser um propulsor de litragem mediana, tem baixa in�rcia interna e ganha giro com enorme facilidade. O zero a 100 km/h registrado pela Audi � de m�dicos 5,5 segundos. A agilidade do carro � mais instigada ainda pelo c�mbio sequencial de dupla embreagem e sete marchas e pelo piso perfeito da "autobahn" que liga Munique � cidade-sede da empresa, Ingolstadt. Somente acima de 200 km/h, o �mpeto de acelera��o come�a a amansar. Mesmo assim, o ponteiro evolui de forma cont�nua at� apontar 260 km/h � ou 250 km/h reais, j� que � o momento em que a inje��o come�a a cortar. Mesmo nesse ponto, n�o h� flutua��o ou necessidade de corre��es de trajet�ria.
Nas curvas, os 4,91 metros de comprimento do A6 parecem encolher. O longo entre-eixos, de 2,91 m, faz com que o A6 se mostre mais � vontade em curvas de alta, de raio longo. Mas a qualidade construtiva permite que enfrente mesmo as curvas mais fechadas sem maiores sofrimentos. No tr�nsito pesado da rodovia, foi poss�vel testar a conjuga��o do cruise control adaptativo com o pre-safe, que � capaz de frear o carro quando detecta um obst�culo � frente. O A6 acelerava, freava, parava e depois arrancava, seguindo fielmente o ritmo do carro � frente. O maior trabalho de quem dirige, nesse caso, � manter a concentra��o para n�o dormir.