Passat - Sempre discreto

Teste: Passat - Sempre discreto
Novo Volkswagen Passat mant�m a tradicional sobriedade e falta de ousadia

O nome Passat tem tanto peso que �, provavelmente, a maior bandeira da Volkswagen depois do Golf. � um nome que remete � qualidade e robustez em um ve�culo de proposta assumidamente familiar. E uma hist�ria que come�ou em 1973 e soma mais de 15 milh�es de unidades vendidas at� hoje. Na Europa, n�o � considerado um modelo premium, mas se estabeleceu entre os construtores generalistas como refer�ncia do segmento. Por exemplo, para o Opel Insignia ou o Ford Mondeo, o sed� da Volkswagen � o rival a ser batido.
Apesar de a marca considerar este Passat como uma s�tima gera��o, a verdade � que a base � a mesma do modelo anterior. Mas, pelas diversas altera��es realizadas, os alem�es defendem que este � um modelo totalmente novo. Defesa que se sustenta em uma est�tica original � toda a carroceria � nova � e no aumento de tecnologia oferecida, em termos de conforto e de seguran�a.

Uma das maiores novidades � o sistema de detec��o de cansa�o. Este dispositivo avalia o padr�o de comportamento do motorista no in�cio da viagem, atrav�s do ester�amento da dire��o, do movimento dos pedais e do corpo do motorista, e emite sinais visuais e sonoros caso haja um desvio da atitude iniciais. Se n�o houver parada para descanso nos 15 minutos seguintes, o sinal � repetido. A Volkswagen avisa que este sistema n�o � um �detector de sono�, e sim um alerta quando surgem lapsos na concentra��o ao volante.



Por fora, foi seguida a ordem natural das �ltimas cria��es estil�sticas da fabricante alem�, caracterizada principalmente pelos far�is dianteiros e lanternas traseiras. E tamb�m pela grade de quatro frisos cromados que remetem ao topo de gama Phaeton. Este Passat � s�brio, mas tem personalidade, como � h�bito na marca.

Por dentro, tamb�m n�o h� revolu��es. O console central semelhante ao do Passat CC � o elemento mais chamativo. E o acabamento � razo�vel, mas a parte inferior do painel � feita de um pl�stico de m� qualidade, que contrasta com os materiais suaves e agrad�veis ao toque na parte de cima. A tela de entretenimento e informa��es do ve�culo � do tipo touch-screen e a maioria dos comandos s�o intuitivos. O bot�o do freio de estacionamento el�trico fica junto � alavanca de comando da caixa de velocidades.

A  vers�o testada � a Highline e j� inclui controle da press�o dos pneus, sensores de estacionamento e o referido sistema de detec��o de cansa�o. Outras novidades como a suspens�o com ajustes eletr�nicos � DCC �, cruise-control adaptativo com fun��o de frenagem de emerg�ncia abaixo dos 30 km/h, assistente de manuten��o da faixa de rodagem � Lane Assist � e o j� conhecido sistema de estacionamento autom�tico, Park Assist II, est�o na lista de opcionais. De f�brica, o Passat TDI 140 Highline custa 39.215 euros, o equivalente a R$ 93,4 mil.

A linha de motores escolhida pela Volkswagen para mover o sed� tamb�m � extensa. Entre as op��es a gasolina, est�o o 1.4 TSI de 122 cv, 1.8 TSI com 160 cv, 2.0 TSI de 210 cv e o topo de linha 3.6 V6 de 300 cv de pot�ncia. Nos propulsores a diesel, a gama vai do mais fraco e mais eficiente 1.6 TDI de 105 cv, chegando ao 2.0 TDI com duas pot�ncias diferentes: 140 cv � como o testado � e 170 cv.

               

Impress�es a dirigir

Sempre eficaz

Lisboa/Portugal -
Mesmo que essa n�o seja a sua voca��o, o Passat n�o fez feio em uma estrada sinuosa percorrida a um ritmo mais forte. O sed� da Volkswagen encarou a pista com grande serenidade. Nas curvas feitas com maior empenho, nota-se que o conforto � mais importante, mas que a din�mica n�o foi deixada de lado.

Mantendo o ritmo forte, tamb�m percebe-se que o ESP est� bem calibrado, com interven��es cir�rgicas que n�o comprometem a velocidade de sa�da da curva. As oscila��es da carroceria existem, mas s�o controladas, e as rea��es no limite s�o sempre progressivas e transparentes. Na hora de frear, a confian�a se mant�m, gra�as � efic�cia com que as pastilhas mordem os quatro discos do freio. Os dois da dianteira s�o ventilados.

O prazer em dirigir o Passat tamb�m � conquistado pelos bancos em couro da vers�o Highline, com estrias horizontais e ajuste dos encostos de cabe�a em profundidade. A caixa manual de seis velocidades demonstra precis�o e rapidez, enquanto a dire��o tamb�m prima pela precis�o.


Com um volante atraente e uma boa posi��o de condu��o, o Passat convida a ir para estrada, onde gosta de exibir as qualidades do motor 2.0 TDI de 140 cv, com tecnologia BlueMotion. O modelo ganhou um sistema de regenera��o de energia nas frenagens e o conhecido start/stop. Para alguns o liga e desliga � irritante, mas tem benef�cios comprovados.

A impress�o � de que o TDI perdeu em fulgor aquilo que ganhou em suavidade, o que, aliado a rela��es de caixa mais longas, promove efici�ncia e conten��o nos consumos. O problema � que ele perdeu o car�ter explosivo t�pico dos TDI da Volkswagen. At� a sonoridade est� mais filtrada. O desempenho est� dentro das expectativas face � rela��o peso/pot�ncia de 10,4 kg/cv. O ponto positivo � que � f�cil conseguir marcas de consumo pr�ximas a 17 km/l em auto-estrada. E, se pensarmos que o tanque pode levar 70 litros de diesel, sobram elogios para a autonomia.

Blog Archive