Toyota lan�a Corolla 2012 reestilizado para adiar uma nova gera��o
A Toyota come�a a sentir os abalos da crise que passa em todo o mundo. Depois de diversos recalls em que a imagem da marca japonesa ficou arranhada, a lideran�a mundial do mercado foi quase perdida em 2010 para a General Motors. E uma das consequ�ncias da atual fase se refletiu no lan�amento da linha 2012 do Corolla. A escolha foi por uma pequena reestiliza��o � adaptando-o ao visual americano � e algumas altera��es mec�nicas, quando geralmente essa j� seria a hora de uma nova gera��o. Com isso, a Toyota pretende adiar o lan�amento de um carro totalmente novo pelo menos dois anos.
O lado positivo � que o ano de 2011 ser� particularmente movimentado para o segmento de sed�s m�dios no Brasil. Marcas como Renault, Peugeot, General Motors e Hyundai s�o algumas que ter�o novos representantes na briga que em 2010 envolveu quase 180 mil vendas. At� o antigo l�der Honda Civic deve chegar maquiado no segundo semestre para tentar retornar a lideran�a do nicho. Portanto, a renova��o do Corolla chega em boa hora.
A principal das novidades foi a ado��o do comando vari�vel de v�lvulas na admiss�o e escape � Dual VVT-i � no motor 1.8 16V, que antes contava com comando vari�vel de v�lvulas apenas na admiss�o. Agora o propulsor est� mais forte. A pot�ncia subiu de 136 cv para 144 cv com etanol, enquanto o torque foi de 17,5 kgfm para 18,6 kgfm. Com isso, os dois motores do Corolla ficam bem pr�ximos em desempenho, j� que o 2.0 16V, que j� contava com a tecnologia VVT-I, continua com 153 cv de pot�ncia e 20,7 kgfm de torque.
Na parte mec�nica, a Toyota introduziu nas vers�es de entrada � XLi e GLi � um novo c�mbio manual de seis velocidades. Al�m disso, ainda � oferecida a j� conhecida transmiss�o autom�tica de quatro marchas que, nas variantes com o motor mais potente, ganha op��o de trocas manuais na pr�pria alavanca e por borboletas atr�s do volante.
J� o visual fica de acordo com o modelo vendido na Europa. A reestiliza��o foi pequena. Na dianteira, a grade ficou maior e com os filetes centrais mais finos, em uma clara inspira��o no m�dio-grande Camry. Al�m disso, o para-choque foi redesenhado, ficou mais proeminente e as entradas de ar, maiores. Nas laterais, as rodas de liga leve ganharam novo desenho.
A traseira abriga as principais modifica��es. As lanternas t�m agora lentes transparente, no estilo tunning, e as luzes uma nova distribui��o. Fora isso, nas configura��es XEi e Altis a Toyota adotou lanternas com ilumina��o em led. A moldura da placa est� maior.
Os pre�os foram realinhados e novos equipamentos foram adicionados na linha 2012 do Corolla. Na configura��o de entrada, a XLi, o modelo conta com ar-condicionado manual, dire��o el�trica, airbag duplo frontal, trio el�trico, volante com regulagem de altura e profundidade e computador de bordo. O valor � de R$ 63.570 com c�mbio manual e R$ 67.570, com a transmiss�o autom�tica. O Corolla GLi ainda adiciona ar-condicionado digital, volante multifuncional, travamento autom�tico das portas e ABS, por R$ 67.070 com c�mbio mec�nico e R$ 70.570 para o autom�tico. J� a XEi, a primeira a ter o propulsor 2.0 16V Dual VVT-i, ainda recebe airbags laterais, sensor de luminosidade, conectividade USB/MP3/Bluetooth, bancos de couro e cruise control por R$ 76.770. A topo de linha � a Altis, que a partir de R$ 86.570 acrescenta regulagem el�trica do banco do motorista, acabamento interno em madeira e far�is x�non. Com a linha 2012 do Corolla, a Toyota pretende vender 55 mil unidades no ano, mantendo os 30% de participa��o do mercado de sed�s m�dios e a lideran�a do segmento.
Ponto a ponto
Desempenho � A ado��o do sistema de duplo comando vari�vel de v�lvulas no propulsor 1.8 16V deu �nimo extra ao Corolla. A pot�ncia m�xima subiu para bons 144 cv com etanol. Esse ganho se reflete nas arrancadas. A partir das 2.500 rota��es, o motor enche e empurra o sed� m�dio com desenvoltura. Ponto tamb�m para o c�mbio manual de seis marchas � outra adi��o da linha de 2012. Ele tem engates curtos, precisos e � muito bem escalonado, o que ajuda o Corolla a chegar nos 100 km/h em 11,8 segundos. Nota 8.
Estabilidade � O Corolla � um carro com a suspens�o voltada claramente para o conforto. Mas nem por isso � um sed� molenga. Durante as curvas, a carroceria torce pouco e passa sensa��o de seguran�a. Nas retas, a dire��o � precisa e direta at� a faixa dos 150 km/h. A partir da�, s�o necess�rias corre��es para manter a trajet�ria. Nota 7.
Interatividade � Um dos aspectos nos quais o Corolla deixa a desejar. O interior conta com solu��es pouco pr�ticas, como o controle dos retrovisores externos escondido atr�s do volante. Al�m disso, em um carro que passa dos R$ 60 mil s�o esperados itens como volante multifun��o e ar-condicionado digital, o que o sed� da marca japonesa n�o oferece. Pelo menos o r�dio/toca CD ganhou uma entrada auxiliar. Nota 6.
Consumo � Durante o test-drive realizado 100% em estrada, o Toyota Corolla XLi com c�mbio manual conseguiu a boa m�dia de 10,1 km/l. Quando a op��o � pela transmiss�o autom�tica, o n�mero cai para 9,2 km/l, segundo o computador de bordo. Nota 8.
Conforto � A suspens�o do Corolla � suave e filtra com compet�ncia as imperfei��es do piso. Mas a Toyota n�o disponibiliza bancos de couro nem como opcional nas vers�es com motor de 1.8 litro. Pelo menos o tecido ganhou nova padronagem que, segundo a fabricante, melhoraram tamb�m o conforto. Nota 7.
Tecnologia � A atual plataforma do Corolla � a utilizada pelo carro desde 2002. J� os motores da linha compensam pela boa dose de tecnologia embarcada. Tanto o 1.8 como o 2.0 agora t�m comando duplo vari�vel de v�lvulas. O c�mbio manual tamb�m � novo e conta com seis velocidades. Na configura��o b�sica XLi, a testada, o modelo n�o contava com itens b�sicos para o segmento, como ar-condicionado digital ou freios com ABS. Nota 7.
Tecnologia � A atual plataforma do Corolla � a utilizada pelo carro desde 2002. J� os motores da linha compensam pela boa dose de tecnologia embarcada. Tanto o 1.8 como o 2.0 agora t�m comando duplo vari�vel de v�lvulas. O c�mbio manual tamb�m � novo e conta com seis velocidades. Na configura��o b�sica XLi, a testada, o modelo n�o contava com itens b�sicos para o segmento, como ar-condicionado digital ou freios com ABS. Nota 7.
Habitabilidade � Frente aos seus concorrentes, o Corolla apresenta um espa�o interno limitado. Grande parte da "culpa" � da dist�ncia entre-eixos de apenas 2,60 metros, enquanto a maioria dos rivais bate perto dos 2,70 m. O reflexo � mais sentido pelos ocupantes dos bancos traseiros, que ficam um tanto quanto apertados. A oferta de porta-objetos na cabine tamb�m n�o � vasta e o porta-malas tem bra�os que invadem a �rea da bagagem. Nota 6.
Acabamento � Os materiais empregados na cabine do Corolla s�o de qualidade duvidosa para um carro de mais de R$ 60 mil. Al�m disso, h� rebarbas no encaixe do console central, pr�ximo aos comandos do ar-condicionado - que tamb�m aparentam fragilidade. H�, no entanto, apliques de tecido nas portas e a parte superior do painel - pr�xima ao para-brisa - � emborrachada. Nota 7.
Design � Na hora da reestiliza��o, a Toyota optou por seguir o modelo comercializado na Europa. Foram poucas modifica��es em rela��o � linha do ano passado, mas servem para aproximar o visual - principalmente da dianteira - com o m�dio-grande Camry. Nota 7.
Custo/Benef�cio � O valor cobrado pela Toyota pelo seu sed� m�dio n�o chega a ser alto. O problema � o volume de equipamentos embarcados. Na variante XLi, a de entrada, faltam ar-condicionado digital e ABS, por exemplo. Nota 7.
Total � O Toyota Corolla XLi 1.8 16V Dual VVT-i somou 70 pontos em 100 poss�veis.
Primeiras impress�es
Mudan�as bem-vindas
Atibaia/SP � A Toyota apenas atualizou o Corolla. O design, portanto, n�o traz nada de novo e nada chama a aten��o. As grandes novidades foram essencialmente reservadas para a parte mec�nica. O propulsor mais fraco, de 1.8 litro, ganhou o sistema com duplo comando vari�vel de v�lvulas, que permitiu um maior rendimento. Na pr�tica, o Corolla 1.8 ficou mais �gil e com retomadas bastante satisfat�rias, principamente depois dos 2.500 giros. Antes disso, � preciso ter paci�ncia para ter uma resposta.
Mudan�as bem-vindas
Atibaia/SP � A Toyota apenas atualizou o Corolla. O design, portanto, n�o traz nada de novo e nada chama a aten��o. As grandes novidades foram essencialmente reservadas para a parte mec�nica. O propulsor mais fraco, de 1.8 litro, ganhou o sistema com duplo comando vari�vel de v�lvulas, que permitiu um maior rendimento. Na pr�tica, o Corolla 1.8 ficou mais �gil e com retomadas bastante satisfat�rias, principamente depois dos 2.500 giros. Antes disso, � preciso ter paci�ncia para ter uma resposta.
Grande parte do bom desempenho tamb�m foi resultado do novo c�mbio manual de seis velocidades. Ele conta com rela��es longas, o que significa que o motorista precisa trocar frequentemente as marchas para conseguir um bom resultado. Se, por um lado o consumo de combust�vel � melhorado, por outro, o motor n�o atinge o sua melhor faixa de uso. Mas o trabalho � facilitado pelos engates precisos e embreagem leve - apesar de ser muito alta. A sexta marcha � overdrive e serve para melhorar o consumo. A 120 km/h, com ela engatada, o Corolla rodava com 3 mil rpm.